Luanda - Angola e Marrocos assinaram, esta quinta-feira (13), em Rabat, um Acordo de Cooperação em Matérias de Assistência Técnica entre a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e a Autoridade Marroquina de Mercado de Capital (AMMC).
O novo instrumento jurídico, que visa a promoção da cooperação mútua no âmbito do desenvolvimento do Mercado de Capitais dos dois países, foi assinado pela presidente do Conselho de Administração da CMC, Edna Mascarenhas, por Angola, enquanto Nezha Hayat, presidente da AMMC, fê-lo pela parte marroquina.
Com este Acordo, os dois Estados comprometem-se a compartilhar informações e experiências sobre a Regulação, Educação Financeira e Supervisão dos Mercados de Capitais, facilitando consultas e diálogos regulares.
O entendimento proporcionará às partes benefícios significativos no domínio da promoção da eficiência regulamentar, transparência, integridade dos Mercados de Valores Mobiliários e de outros produtos de investimento conexos.
As relações entre Angola e Marrocos datam dos anos 60 do século passado. No âmbito da cooperação, os dois países assinaram, em Outubro de 1988, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira Sessão da Comissão Mista Bilateral, na cidade de Rabat, em Outubro de 1989.
A segunda Reunião da Comissão Mista Bilateral teve lugar em Luanda, em Novembro de 2013.
Angola e Marrocos cooperam em áreas como educação, agricultura, comércio, entre outras. FMA/SC