Luanda - Angola e Madagáscar efectuaram, esta segunda-feira, em Antananarivo, troca de notas para o estabelecimento de relações diplomáticas.
Segundo uma nota de imprensa, os documentos foram rubricados pela ministra dos Negócios Estrangeiros malgaxe, Rasata Rafavavitafika, e pelo embaixador Domingos Coelho, em representação do ministro das Relações Exteriores, Téte António.
As partes concluíram negociações para a assinatura do "acordo-quadro geral de cooperação", do "memorando de entendimento sobre consultas políticas" e da "supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço", a ser assinados pelos respectivos ministros em data e local a acordar.
O comunicado conjunto refere que, com o estabelecimento de relações diplomáticas, os dois Estados têm agora a oportunidade de relançar a cooperação.
Avança que serão realizadas visitas oficiais a alto nível e acreditação de embaixadores extraordinários e plenipotenciários.
Por outro lado, o governo do Madagáscar manifestou o interesse em cooperar com Angola nos domínios dos recursos minerais, agricultura, pescas e educação. FMA/VIC