Luanda - Angola e Libéria manifestaram, nesta sexta-feira, em Adis Abeba (Etiópia), a necessidade da implementação dos instrumentos jurídicos de cooperação existentes e o alargamento das relações bilaterais, identificando novas e pragmáticas acções de interesse comum, informou à ANGOP fonte diplomática.
A intenção foi expressa pelo embaixador de Angola na Eiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Bembe, e a sua homóloga da Libéria, Louise Sharene Manaweh Bailey, num encontro, na embaixada de Angola, em que analisaram o estado da cooperação bilateral.
Ambos os países assinaram em Setembro de 2011 o Acordo Geral de Cooperação nos domínios Económico, Comercial, Técnico, Científico e Cultural entre o Governo da República de Angola e o Governo da República da Libéria e o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento do Mecanismo de Consultas Políticas entre o Ministério angolano das Relações Exteriores e o Ministério liberiano dos Negócios Estrangeiros.
A 27 de Maio de 2022, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o seu homologo liberiano, George Weah, mantiveram um encontro em Malabo,Guiné Equatorial, à margem da Cimeira Extraordinária da União Africana sobre Questões Humanitárias e Conferência de Doadores, no decurso do qual perspectivaram o reforço das relações bilaterais. ADR