Luanda - Angola e o Japão manifestaram esta segunda-feira, em Adis Abeba (Etiópia), o interesse em reforçar a cooperação bilateral com a realização de eventos e de trocas de visitas oficiais.
De acordo com uma nota de imprensa, a intenção comum foi expressa durante um encontro entre o embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA), Miguel Bembe, e Nakagawa Tsutomi, representante nipónico junto da organização continental.
Os diplomatas qualificaram de satisfatórias o estado das relações bilaterais e abordaram assuntos ligados a próxima reunião ministerial da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), a decorrer de 24 a 25 do corrente mês, na capital japonesa, em que Angola deverá ser representada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Consideraram fundamental a participação de todos os países africanos na TICAD, tendo em conta a importância do evento que é co-organizado por diferentes parceiros, como o Governo do Japão, UA e Organização das Nações Unidas (ONU).
A TICAD é uma reunião de cúpula que se realiza regularmente com o objectivo de promover o diálogo político de alto nível entre os líderes africanos e os parceiros para o desenvolvimento.
É um fórum multilateral, aberto e inclusivo, lançado em 1993 pelo Japão, em que participam, além dos Estados Membros da UA, várias agências internacionais, países parceiros, empresas privadas e organizações da sociedade civil envolvidas no domínio do desenvolvimento.
Constitui uma plataforma de mobilização de apoio ao desenvolvimento do continente africano, assente em três pilares, designadamente, “Alcançar a transformação estrutural para o crescimento económico sustentável e o desenvolvimento social”, “Alcançar uma sociedade resiliente e sustentável” e “Alcançar a paz e estabilidade sustentável”.
A reunião ministerial deste mês enquadra-se na preparação da nona edição da TICAD, a realizar-se em 2025 no Japão. VIC