Luanda - Os ministros responsáveis pelas diplomacias de Angola e do Japão analisaram, sábado, o reforço da cooperação bilateral, com prioridade para a finalização dos instrumentos jurídicos pendentes e a criação de uma Comissão Mista Bilateral.
Numa reunião virtual, Téte António, por Angola, e o homólogo japonês, Yoshimasa Hayashi, destacaram, entre as questões pendentes, o financiamento do Japão para a desminagem, os acordos de facilitação de vistos e a informatização do Ministério das Relações Exteriores.
Entre os instrumentos por concluir consta ainda a liberalização de investimento e a intervenção nos ramos da saúde e da agricultura.
Os ministros abordaram também a actualidade internacional, com realce para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, tendo Téte António sublinhado que Angola tem defendido o diálogo e a paz entre os dois países, tendo em conta a sua dura experiência de mais de 27 anos de guerra.
Por outro lado, pediu o auxílio da comunidade internacional para solucionar os conflitos em África.
A esse respeito, congratulou-se com a realização da Cimeira Extraordinária sobre o Combate ao Terrorismo e às Mudanças Insconstitucionais de Regime em África, a decorrer em Maio deste ano, em Malabo, Guiné Equatorial, sob proposta de Angola e anuência da União Africana.