Tóquio (Dos enviados especiais) – Um memorando de entendimento para a formação de quadros angolanos no domínio espacial foi rubricado esta segunda-feira, em Tóquio, pelos governos de Angola e do Japão.
A “carta de intenção” para o estabelecimento da cooperação no domínio espacial, foi rubricada no quadro da visita de Estado de quatro dias que o Presidente angolano, João Lourenço, efectua ao Japão.
Foram signatários do documento o director do Gabinete de Gestão do Programa Espacial de Angola, Tudolana João, e o director-geral adjunto para a Cooperação Económica Internacional do Japão, Soichiro Sakagachi.
Em declarações à imprensa, o ministro angolano das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse que o acordo visa, sobretudo, a formação de quadros angolanos.
“Com o Japão, vamos trabalhar na perspectiva da formação de quadros e colher a sua experiência na indústria espacial”, explicou o governante, reiterando que Angola pretende enquadradar-se bem no sector da indústria espacial.
A cooperação com o Japão começou em 1988. AFL/OHA/ADR