Luanda – Delegações de Angola e do Japão analisaram, esta quinta-feira, em Luanda, questões ligadas ao aprofundamento da cooperação nos mais variados domínios, com particular incidência no acordo de liberalização, protecção e promoção de investimentos.
A delegação angolana foi orientada pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, enquanto a comitiva japonesa pelo secretário de Estado para os Negócios Estrangeiros do Japão, Yamada Kenji.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores, as partes passaram em revista assuntos de interesse comum, com ênfase para a reciprocidade de visitas de altas entidades.
Os dois países pretendem incrementar a cooperação nos domínios político, económico e cultural, sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da agricultura e desenvolvimento do agro-negócios, petróleo e mineração.
Nesta senda, fez-se menção a possíveis avanços para a assinatura de acordos de isenção de vistos em passaportes oficiais entre os dois países.
A cooperação do Japão com Angola iniciou em 1988, como ajuda de emergência através da UNICEF. Desde então, apoia no processo de reconciliação nacional, assistência aos agricultores, desminagem, entre outras.