Adis Abeba – O embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, analisou, esta sexta-feira, com o seu homólogo do Japão, Horiuchi Toshihiko, o estado da cooperação bilateral.
Durante o encontro, os diplomatas abordaram, igualmente, os resultados da última Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA, incluindo a decisão para a realização da Cimeira Extraordinária sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Regime em África, evento proposto por Angola e que deverá ocorrer em finais de Maio deste ano na capital da Guiné-Equatorial, Malabo.
Em nota de imprensa, a Embaixada de Angola na Etiópia refere que as duas entidades abordaram também questões relacionadas com a próxima Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), a realizar-se em Agosto do ano em curso, na Tunísia.
Antes de reunir-se com o homólogo nipónico, Francisco José da Cruz recebeu o encarregado de Negócios da República do Azerbaijão em Adis Abeba e junto da UA, Ruslan Nasibov.
No decurso do encontro, os dois diplomatas reflectiram sobre o papel da União Africana na promoção da estabilidade, segurança e desenvolvimento económico e social do continente.
Noutra iniciativa diplomática, o Embaixador Francisco José da Cruz deslocou-se, quinta-feira, à Embaixada do Reino da Bélgica na Etiópia, tendo trocado impressões com o seu homólogo belga, François Dumont, a respeito da Cimeira UA-UE, a realizar-se nos dias 17 e 18 deste mês, em Bruxelas.