Luanda - Os governos de Angola e do Japão analisaram nesta terça-feira, em Luanda, o nível da cooperação bilateral nos mais variados domínios da vida política, económica e social.
O tema foi abordado durante uma audiência concedida pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, ao embaixador do Japão em Angola, Jiro Maruhashi Joro.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, chegada à ANGOP, o governante angolano apreciou ainda, com o diplomata, assuntos relacionados à realização da oitava Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD 8), a decorrer de 27 a 28 de Agosto próximo, na Tunísia.
A TICAD é um fórum de partilha de conhecimentos sobre o desenvolvimento africano.
No final da audiência, o embaixador Maruhashi Jiro falou também da participação da Toyota na Feira Internacional de Luanda.
A cooperação entre os dois países iniciou em 1988, com uma ajuda de emergência, através do Fundo Internacional das Nações Unidas para Infância (UNICEF).
Desde os anos de 1990, o Japão tem apoiado Angola em vários programas de desminagem, entre outros projectos de interesse comum.