Luanda - As autoridades das repúblicas de Angola e da Índia estudam mecanismo para um maior incremento, nos próximos anos, da cooperação bilateral nos diversos domínios.
Neste contexto, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades angolanas no Exterior, Domingos Vieira Lopes, recebeu, esta segunda-feira, em audiência, o embaixador deste país, Vidhu P. Nair.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso,
estiveram no centro da audiência assuntos como o incremento da relação bilateral, bem como o estreitar da cooperação mútua nos diversos assuntos multilaterais.
Quanto ao multilateralismo, as partes analisaram a possibilidade de promover novas alianças com foco no domínio ambiental e energético, a fim de se promover a preservação do meio ambiente e da energia renovável.
A audiência concedida ao embaixador indiano enquadra-se no seguimento do plano de acção no domínio de cooperação bilateral entre Angola e a Índia para desenvolver o bem-estar dos povos dos dois respectivos Estados.
O estado actual da cooperação entre os dois países é privilegiado e com tendência da sua elevação a outros patamares.
A República da Índia é um país do sul da Ásia e o sétimo maior da região.
Tem uma população de aproximadamente 1.4 mil milhões de habitantes, o que lhe confere o estatuto de um dos países mais populosos do mundo.
A sua economia valia 3.7 trilhões de USD em 2023, tornando-se a quinta maior do mundo. registando um aumento significativo no ranking mundial. SC