Accra - (Do enviado especial) - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, perspectiva uma nova era na relação Angola - Ghana, com o reavivar da cooperação entre os dois países.
Em declarações à imprensa, esta sexta-feira, antes de deixar Accra, capital do Ghana, Bornito de Sousa indicou, como sinal dessa aproximação, a visita a Angola do Presidente Nana Akufo-Addo, em Agosto de 2019.
"Foram assinados alguns acordos e, infelizmente, a situação da Covid, em 2020, fez com que houvesse uma redução na implementação dessas medidas", referiu.
Segundo o Vice-Presidente, o estreitamento das relações com o Ghana esteve sempre no centro do diálogo com as várias entidades ganenses durante a sua estadia naquele país da África Ocidental.
Após destacar as transformações políticas no Ghana, Bornito de Sousa sublinhou o espírito de reconciliação reinante no país indepedente desde 1957.
Vice-presidente da República deixa Ghana
O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, já deixou a cidade de Accra, de regresso a Luanda, depois de ter participado na cerimónia de investidura do Presidente reeleito do Ghana, Nana Akufo-Addo.
Na cerimónia, que decorreu quinta-feira na sede do Parlamento daquele país, o Vice-presidente representou o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Além de testemunhar a investidura do Chefe de Estado do Ghana, Bornito de Sousa foi portador de uma menagem de João Lourenço, ao seu homólogo Nana Akufo-Addo.
Em Accra, o Vice-Presidente manteve, também, encontros com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e com o secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana, Makele Mene.
Durante a sua estadia naquele país, visitou a Embaixada de Angola.
Bornito de Sousa chegou a Accra na tarde de quarta-feira à frente de uma delegação que integrava a secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda da Silva Mendonça, e altos funcionários do seu Gabinete.