Luanda - O Clube de Empresários França-Angola (CEFA) vai transformar-se em Câmara Internacional de Comércio, a partir de Janeio de 2025, anunciou quinta-feira, em Luanda, o director executivo desta organização empresarial, Emídio Fragoso.
O responsável falava na cerimónia que marcou a celebração do Beaujolais Nouveau, um evento anual de lançamento do primeiro vinho da vindima da região do Beaujolais, em França, que decorreu na capital angolana.
Emidio Fragoso indicou que o processo de transição do CEFA para uma Câmara Internacional de Comércio França-Angola iniciou em Novembro do ano em curso, prevendo-se que no início de 2025 estejam oficialmente registados tanto em Angola como em França.
Para si, a transformação do CEFA em Câmara Internacional de Comércio vai reforçar a relação entre Angola e França em todos os sectores, augurando que empresários franceses venham a Angola “para investir nos sectores que de precisamos e, em sentido inverso, levar os empresários angolanos a expandir os seus negócios na França".
Embaixadora valoriza criação da Câmara de Comércio
A embaixadora da França em Angola, Sophie Aubert, presente no evento do Beaujolais Nouveau, em Luanda, valorizou a transformação do CEFA em Câmara Internacional de Comércio entre os dois países.
A diplomata augurou que a criação da Câmara Internacional do Comércio França-Angola traga um ambiente de cooperação propício que favoreça ambas as partes.
Revelou que o volume de negócios entre os dois paises, em 2023, cifrou-se em 2 mil milhões de euros, dos quais 1,7 mil milhões de euros são exportações de Angola para França e 300 mil milhões de euros exportações de França para Angola.
Por outro lado, o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, acredita no aumento das actividades comerciais entre Angola e França com a criação da Câmara de Internacional de Comércio.
Segundo o gestor, a Câmara, em si, ao alargar a sua actividade, vai ajudar a consolidar as relações comerciais entre os dois países.
De igual modo, o directora-geral da VIPAERO, Claire Matondo, salientou que a ideia da transformação do CEFA numa Câmara de Comércio é fomentar cada vez mais as relações entre as empresas francesas e angolanas e criar interligações transversais em todos os setores de actividade comercial.
CEFA
O Clube de Empresários França-Angola (CEFA) dedica-se a promoção de um ambiente de apoio às empresas, onde os membros podem buscar conselhos, partilhar desafios e celebrar sucessos juntos.
Reúne líderes empresariais, empreendedores e profissionais de diversos ramos, para impulsionar o crescimento e fortalecer as relações comerciais entre França e Angola.
Beaujolais Nouveau
A celebração do Beaujolais Nouveau, que constitui uma tradição na cultura francesa, ocorre todos as terceiras quintas-feiras de Novembro. A cerimónia de Luanda incluíu provas de vinhos, combinações de comida gourmet, música ao vivo, entre outros atrativos.
O evento cultural do Beaujulais Nouveau, que vai na sua terceira edição, em Luanda, tem como objectivo melhoar a interação entre as duas comunidades para promover melhor o ambiente de negócios entre os dois povos.
Relações bilaterais
Angola e França estabeleceram relações diplomáticas a 17 de Fevereiro de 1976. Os dois países possuem, igualmente, relações de cooperação em diversas áreas.
A cooperação entre Angola e a França conheceu novos desenvolvimentos, depois da visita oficial do Presidente João Lourenço ao país europeu, a 28 de Maio de 2018.
A França tem uma posição forte em Angola, onde opera com mais de 70 empresas. As exportações de petróleo de Angola para França rondam os 400 milhões de dólares norte-americanos.
O país europeu pretende alterar e aprofundar as relações comerciais com Angola, no âmbito da diversificação económica em curso no país. Constam das prioridades questões ligadas à industrialização, particularmente nos domínios da logística, distribuição e agro-negócio. DC