Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e França actualizam quadro de cooperação

     Política              
  • Luanda • Quarta, 15 Janeiro de 2025 | 14h08
Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata
Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata
Pedro Parente-ANGOP

Paris (Dos enviados especiais) – A actualização do quadro de cooperação existente entre Angola e França para abarcar novas realidades vai dominar a agenda da visita do Presidente João Lourenço esperado, esta quarta-feira, na capital francesa, Paris, confirmou a embaixadora angolana, Guilhermina Prata.

Segundo a diplomata, em declarações terça-feira à Televisão Pública de Angola (TPA), houve um “boom” em termos de desenvolvimento, ao longo dos anos, e é natural que assim seja, porque a vida é dinâmica e os tempos mudaram. 

A título de exemplo, referiu que há novas realidades que existem hoje, que não estavam contempladas há alguns anos, como é o caso da inteligência artificial e outros, que devem ser incorporados nos instrumentos jurídicos que regem a cooperação bilateral muitos dos quais datam dos anos 1980. 

Por isso, explicou, uma série de acordos, com predominância nos domínios do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, bem como do financiamento e infra-estruturas serão assinados durante a visita de Estado de 48 horas que o Presidente João Lourenço começa quinta-feira, em Paris.

Reforçou que há toda uma série de perguntas novas que estão sendo feitas hoje e que significam que, de facto, há toda uma necessidade de se actualizar os acordos de cooperação que foram assinados, por exemplo, em 1982, ano da celebração do primeiro Acordo Geral de Cooperação, entre os dois países. 

Para além dos acordos institucionais entre os governos de Angola e França, haverá também outros a nível empresarial, que vão essencialmente constituir uma actualização, que vai beneficiar mutuamente os dois Estados e povos, disse. 

Intenso programa 

De acordo com uma nota da Secretaria de Comunicação Institucional e Imprensa da Presidência da República, a visita do Chefe de Estado angolano realiza-se a convite do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, para aprofundar os laços de cooperação que unem os dois países.

A visita inicia-se, na manhã de quinta-feira, com um encontro entre os dois Chefes de Estado, no Palácio do Eliseu, em Paris, seguido das conversações oficiais entre as duas delegações.

No mesmo dia, João Lourenço vai manter, no período da tarde, um encontro com a presidente do Parlamento francês, Yara Braun-Pivet, antes de regressar à noite ao Palácio Presidencial para o jantar oficial oferecido pelo Presidente Macron

Já na sexta-feira, segundo e último dia da visita, João Lourenço participa no Fórum Económico França-Angola, que vai explorar as oportunidades de negócios, parcerias e outros engajamentos, entre os operadores económicos dos dois lados. 

Seguir-se-ão mais tarde visitas a objectivos económicos como uma central de valorização energética de resíduos e a Cidade das Ciências e da Indústria, estando o regresso do Chefe de Estado ao país previsto para sábado, 18 de Janeiro.

Delegação presidencial

Para integrar a delegação presidencial em Paris, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, chegou na madrugada desta quarta-feira, 15 de Janeiro, à capital francesa onde já se encontram os demais integrantes da caravana, incluindo o ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira.

O ministro Téte António indicou que a visita do Presidente da República se enquadra no âmbito do aprofundamento dos laços políticos, culturais e económicos entre Angola e França. 

Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), as relações político-diplomáticas entre os dois países são historicamente estáveis e baseadas em interesses comuns, especialmente no âmbito político, económico e cultural, tendo-se intensificado, nas últimas décadas, com foco na cooperação bilateral e multilateral. 

França é um parceiro económico importante para Angola, com investimentos significativos em sectores como petróleo, gás, energia renovável, infra-estrutura e telecomunicações.

Grandes multinacionais francesas, como a TotalEnergies, têm uma presença marcante em Angola, especialmente na exploração do petróleo, que é exportado para França, que, por sua vez, importa produtos industriais e de tecnologia.

Os dois países têm mantido diálogos regulares para reforçar a cooperação bilateral, tanto no contexto regional quanto internacional, refere a nota, lembrando que França tem apoiado Angola em áreas como desenvolvimento sustentável, educação e saúde, especialmente por meio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Indica que, por outro lado, França promove no país a língua e a cultura francesas, com iniciativas como o apoio à francofonia e a ampliação do acesso ao ensino da língua francesa e através da implantação de centros culturais e institutos que desempenham um papel importante no fortalecimento da relação cultural.

Angola e França têm trabalhado juntos nas questões de segurança e combate ao terrorismo, especialmente na África Subsariana, assim como colaboram em fóruns internacionais, como as Nações Unidas, para abordar questões globais como as mudanças climáticas e paz regional, conclui a nota. IZ/VIC





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+