Luanda - Uma delegação do Congresso norte-americano reuniu-se, esta segunda-feira, com a líder do Parlamento angolano, Carolina Cerqueira, acompanhada por membros das diferentes representações políticas com assento parlamentar.
A delegação americana encontra-se em Angola no âmbito da visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden.
As delegações dos dois países abordaram o reforço da cooperação interparlamentar e comprometeram-se a dinamizar o Grupo Nacional de Amizade Angola-Estados Unidos da América.
Os membros do Congresso americano, que elogiaram os progressos assinalados pelo país, recomendaram a aprovação das leis da implementação das autarquias locais, da segurança nacional e da criminalização de actos de vandalismo, fundamentais para o processo democrático nacional.
Por sua vez, os deputados angolanos informaram que as preocupações apresentadas foram já acauteladas pela Assembleia Nacional e estão em pauta para aprovação, o mais breve possível.
Compromisso com a Paz Mundial
A presidente da Assembleia Nacional deu a conhecer a organização e funcionamento do órgão legislativo angolano, com 39% de representatividade feminina e com uma faixa etária predominantemente jovem, cuja média é de 50 anos de idade.
Falou também sobre a participação da Assembleia Nacional nas várias organizações regionais e internacionais, como o Fórum Parlamentar da SADC, Fórum Parlamentar da CIRGL, na UIP, nos Parlamentos da francofonia, entre outros.
Carolina Cerqueira reafirmou o compromisso de Angola com a promoção e preservação da paz mundial. MGM/SC