Luanda - Angola e os Estados Unidos da América (EUA) pretendem atingir o grau de excelência desejado nas relações bilaterias, apesar dos resultados positivos alcançados no âmbito da cooperação estratégica em determinados sectores.
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, chegada à ANGOP, esta constatação foi feita na tarde de quinta-feira, na capital dos EUA, Washington, durante um encontro de trabalho entre o ministro Téte António e o seu homólogo americano Antony Blinken.
Na óptica das duas entidades, o grau de cooperação entre ambos os países precisa de ser elevado ao mais alto nível, através de uma agenda que permita a realização de consultas políticas regulares e a atracção de mais empresas e tecnologia americanas para o mercado angolano.
No encontro, foi ainda aflorado o desejo de Angola em aprofundar e consolidar os laços de cooperação existentes entre os dois países, com base no respeito e benefícios mútuos.
Estiveram também em discussão assuntos ligados às mudanças climáticas e às energias renováveis, projecto em curso em Angola, e o plano de desminagem, especialmente na bacia do Okavango, bem como a promoção do ecoturismo, refere o documento.
O ministro Téte António aproveitou a oportunidade para, em nome do Chefe do Estado angolano, João Lourenço, expressar "as mais profundas condolências pelo passamento físico de 19 crianças, dois adultos e múltiplos feridos", em consequência de um massacre ocorrido numa das escolas de ensino fundamental do estado de Texas.