Luanda - O fortalecimento das relações entre Angola e os Estados Unidos da América (EUA), com foco nos domínios político-diplomático e económico, foi abordado esta segunda-feira, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador norte-americano no país, Tulinabo Mushingi.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada esta terça-feira à ANGOP, no encontro as duas entidades falaram ainda da realização em Angola de uma cimeira anual do Conselho Corporativo sobre África, um evento de grande dimensão que reúne líderes políticos e económicos do continente berço, e dos EUA.
Fundado em 1993, o Conselho Corporativo da África (CCA) é a principal associação empresarial dos Estados Unidos focada exclusivamente em conectar interesses comerciais em África e tem sido fundamental na promoção de negócios e investimentos entre norte-americanos e africanos.
No encontro, os dois interlocutores passaram também em revista questões ligadas às decisões tomadas durante a 2ª reunião ministerial sobre a Situação de Segurança e Paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC) ocorrida em Luanda, no passado dia 30 de Julho, além da situação política prevalecente no Sudão.
Angola e os Estados Unidos têm estabelecido uma parceria criando corredores económicos estratégicos que beneficiam as populações locais e as integram na economia global.
O compromisso de Angola com a reforma económica desde 2017 lançou as bases para um maior envolvimento comercial e governamental dos Estados Unidos da América.
As relações entre os dois países estão a aprofundar-se com compromissos regulares e com uma cooperação crescente em relação a objectivos-chave comuns. FMA/VIC