Luanda - Angola e Etiópia vão assinar, em breve, um Acordo Geral de Cooperação e Memorando de Entendimento para Consultas Políticas, anunciou esta quarta-feira, em Adis Abeba, a Embaixada angolana neste país.
De acordo com uma nota de imprensa, o embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe, e o director-geral dos Assuntos Africanos do Ministério etíope dos Negócios Estrangeiros, Fesseha Shawle, concluíram, esta terça-feira, que estão criadas as condições para a assinatura dos dois documentos.
Os instrumentos jurídicos de cooperação, explica a nota, poderão ser assinados à margem da 44ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, a realizar-se nos dias 14 e 15 de Fevereiro deste ano, na capital etíope.
Os diplomatas perspectivaram ainda a conclusão dos Acordos sobre a Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal, a Transferência e a Extradição de Prisioneiros, bem como do Acordo de Serviços Aéreos, tendo como base a proposta apresentada pela parte etíope.
Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, Angola e a Etiópia assinaram poucos instrumentos jurídicos de cooperação, realçando o Acordo Bilateral de Serviços Aéreos, concluído e rubricado em 20 de Maio de 1977.
Há ainda a destacar o Memorando de Entendimento entre as Autoridades Aeronáuticas, assinado em 15 de Setembro de 1998 e o Acordo Comercial sobre Trocas de Produtos e Mercadorias em 26 de Janeiro de 1981.
As relações entre os dois países são históricas e de amizade, animadas pela defesa do multilateralismo na resolução de problemas globais e do pan-africanismo na base da implementação da Agenda 2063 da UA, denominada “A Africa que queremos”. VIC