Adis Abeba (Dos enviados especiais) - Angola e Etiópia assinaram, esta quinta-feira, em Adis Abeba, dois acordos de cooperação bilateral, visando “criar uma nova dinâmica” nas suas relações em vários domínios.
Trata-se do Acordo Geral de Cooperação nos domínios Económico, Técnico-Científico e Cultural e do Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia.
Os dois instrumentos jurídicos de cooperação foram assinados pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e pelo seu homólogo etíope, Taye Atske-Selassie, à margem da 44.ª sessão ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA), aberta quarta-feira, na capital etíope.
Segundo fonte diplomática, os dois países perspectivam concluir novos acordos nos domínios da assistência jurídica mútua em matéria penal e da transferência e extradição de prisioneiros, bem como dos serviços aéreos.
Os novos tratados devem juntar-se aos já existentes entre os dois países africanos, com realce para o Acordo Bilateral de Serviços Aéreos de 20 de Maio de 1977, o Memorando de Entendimento entre as Autoridades Aeronáuticas, de 15 de Setembro de 1998 e o Acordo Comercial sobre Trocas de Produtos e Mercadorias, assinado em 26 de Janeiro de 1981.
Angola e Etiópia estabeleceram as suas relações diplomáticas, em 1977, quase dois anos após a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975. IZ/VIC