Luanda - O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, testemunhou hoje, sexta-feira, na cidade de Tallinn (Estonia), a assinatura de um Memorando de Entendimento que reforça a cooperação entre as repúblicas de Angola e da Estónia, em matéria de governação digital e modernização administrativa.
A assinatura do Memorando de Entendimento constituiu a principal componente da visita de trabalho a Tallinn, capital da Estónia, de uma delegação angolana dirigida pelo ministro de Estado Adão de Almeida.
A comitiva integrou o secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, o director-geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso, diplomatas afectos à embaixada de Angola na Polónia e técnicos dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República.
O Memorando de Entendimento entre os dois países foi rubricado pelo director-geral do IMA e pela vice-ministra dos Assuntos Económicos e das Comunicações da República da Estónia.
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola, Adão de Almeida, testemunhou a cerimónia formal de assinatura, ladeado do ministro do Empreendedorismo e Tecnologia de Informação da Estónia, Krstjan Jarvan.
Na base do documento ora assinado, as partes comprometem-se a reforçar a cooperação nas várias matérias relacionadas com a governação digital, modernização administrativa e capacitação de quadros na especialidade, considerando a experiência e o potencial tecnológico do país anfitrião, cuja taxa de digitalização dos serviços públicos é de 99 por cento, fruto de 20 anos de investimentos e de alteração de processos.
Durante a visita de 24 horas, a delegação angolana visitou objectivos económicos e sociais e constatou o nível de digitalização e modernização dos serviços públicos num país que constitui uma importante referência nos processos de desmaterialização, desburocratização e digitalização da Administração Pública. SC