Luanda - O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, efectua desde domingo uma visita de trabalho a Espanha, para troca de experiência entre os dois países em matérias sobre processos de descentralização e governação participativa.
A decorrer até ao dia 15 deste mês, a visita tem como objectivo colher a experiência da Espanha em acções relacionadas com os processos de participação da cidadania e das organizações da sociedade civil, como actor preferencial do diálogo institucional e gestor dos serviços públicos a nível regional e local, segundo uma nota do Ministério da Administração do Território (MAT) a que ANGOP teve hoje acesso.
Visa igualmente o reforço de contactos e o trabalho conjunto das autoridades angolanas com vários ministérios, conselhos municipais, federações de municípios, províncias e institutos de investigação espanhóis nas temáticas do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local em Angola (PASCAL).
O governante angolano foi já recebido pelo ministro da Política e da Memória Democrática, Angel Victor Torres, com quem abordou aspectos ligados à experiência sobre o processo de descentralização e governação participativa.
Durante a sua estada neste país europeu, Dionísio da Fonseca vai manter também encontros com entidades da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), Conselho Municipal de Las Rozas, e do Instituto de Administração Pública da Espanha.
O ministro faz-se acompanhar de alguns administradores municipais e funcionários do MAT, bem como do consultor do ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, António Direito, e da coordenadora de projectos da União Europeia, Auria Machado. VC