Luanda - A República de Angola e o Reino de Espanha manifestaram esta terça-feira, em Adis Abeba (Etiópia), o interesse de incrementarem as relações de amizade e de cooperação nos domínios bilateral e multilateral.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, a posição comum foi vincada durante o encontro que o embaixador de Angolana Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA), Miguel Bembe, manteve com o seu homólogo espanhol, Guilhermo Lopez Mac-Lellan.
No encontro, realizado nas instalações da Missão Diplomática angolana em Adis Abeba, os embaixadores foram unânimes ao destacarem a importância do intercâmbio multissectorial, designadamente na vertente económica-empresarial, política e cultural.
Evocaram as oportunidades de negócio que Angola oferece e que têm atraído os investidores espanhóis para o mercado, implementado projectos nas áreas da energia e águas, transportes, pesca, geologia, saúde, educação, tecnologia de informação e comunicação, construção civil, indústria agro-alimentar e farmacêutica.
O embaixador Miguel Bembe aproveito a ocasião para informar o seu interlocutor que Angola vai assumir formalmente amanhã, quarta-feira, o seu assento no Conselho de Paz e Segurança da União Africana.
Fez uma resenha da participação de Angola em várias estruturas da União Africana e dos processos conduzidos pelo país no âmbito da organização continental, enfatizando o papel desempenhado pelo Presidente João Lourenço enquanto Campeão da UA para Paz e Reconciliação em África e de Mediador para o Conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
Por sua vez, o embaixador Guilhermo Lopez Mac-Lellan afirmou que, no quadro da União Europeia, a Espanha apoia as resoluções das questões de paz e segurança auspiciadas pela União Africana. SC