Luanda - Angola e o Reino de Espanha analisaram nesta sexta-feira, em Luanda, o aprofundamento da cooperação bilateral nos mais variados domínios, especificamente no que toca a implementação de acordos rubricados.
A cooperação foi analisada durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador do Reino da Espanha em Angola, Manuel Maria Lejarreta.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores, as duas entidades falaram de assuntos de interesse comum, com particular destaque para as trocas de visitas oficiais, ao mais alto nível, de delegações dos dois países.
Angola tornou-se um país estratégico para o crescimento externo de Espanha em África. O plano Foco África 2023 vai canalizar apoio institucional para os investimentos das empresas espanholas no continente.
Em Setembro de 2021, o Presidente da República, João Lourenço, passou por Madrid, capital de Espanha, durante um périplo internacional que o levou aos Estados Unidos da América.
O Chefe de Estado angolano retribuiu a visita que o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, efectuou ao país no dia 07 de Abril de 2021, pouco tempo depois de apresentar um ambicioso plano espanhol para ganhar influência em África.
Com Angola e mais seis países africanos, Espanha pretende construir relações distintas, mais abrangentes, baseadas na cooperação mútua, entre a Europa e África.