Luanda - Os ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e do e Reino da Espanha, José Manuel Álvares Bueno, analisaram, está terça-feira, em Luanda, o reforço da cooperação bilateral entre os dois países.
Durante o encontro, os chefes das diplomacias angolana e espanhola analisaram também questões atinentes ao fortalecimento e implementação dos instrumentos jurídicos já existentes, bem como dos assinados nesta terça-feira, no Palácio Presidencial.
O encontro entre os dois ministros aconteceu à margem da visita de Estado do Rei Felipe VI à Angola, iniciada na segunda-feira, com o objectivo de dinamizar a cooperação entre os dois países, sobretudo nos domínios político, diplomático, económico e financeiro.
A cooperação entre Angola e Espanha tem se intensificado no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola, havendo necessidade de se traçar um novo quadro de prioridades estratégicas para incrementar essa relação bilateral, com vista a atingir níveis mutuamente vantajosos.
Este é o primeiro encontro oficial entre o chefe da diplomacia angolana, Téte António, e o seu homólogo espanhol, José Manuel Álvares Bueno.
As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.
A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial, com a presença de companhias espanholas em Angola.