Luanda – Questões ligadas ao reforço da cooperação entre as forças armadas de Angola e dos Emirados Árabes Unidos, com maior incidência nos ramos da aviação e naval, foram abordadas nesta quinta-feira, em Abu Dhabi, pelo ministro angolano da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos.
O governante angolano reuniu-se com o seu homólogo dos Emirados, Al Bowardi, à margem da 16ª edição da exposição e conferência internacional de defesa (IDEX) e da 7ª exposição de defesa naval e segurança marítima (NAVDEX), que decorrem de 20 a 24 do corrente mês na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Os dois ministros passaram em revista a cooperação bilateral e defenderam a necessidade do seu reforço, no âmbito dos acordos existentes entre Angola e este país do Médio Oriente.
Na ocasião, o ministro Mohammed bin Ahmed Al Bowardi agradeceu, em nome do seu Governo, o facto de Angola ter enviado uma delegação ao seu país para participar nas feiras de defesa de Abu Dhabi e pelo interesse demonstrado no incremento da cooperação nos ramos da aviação e naval.
Participaram na reunião o secretário de Estado para a Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo, entre outras entidades.
Por outro, as firmas internacionais sediadas nesta região do Médio Oriente manifestaram o interesse em estabelecer parcerias com Angola, em todas as áreas das forças armadas.
A pretensão foi manifestada durante os encontros que o ministro João Ernesto dos Santos teve com empresas estrangeiras presentes na IDEX e NAVDEX que têm o seu termo previsto para sexta-feira, no Centro Internacional de Exposições de Abu Dhabi, onde participam mais de 1.300 empresas de 65 países.