Luanda - As repúblicas de Angola e Árabe do Egipto têm vindo a trabalhar na redinamização da diplomacia parlamentar, bem como a necessidade do estabelecimento de um grupo de amizade bilateral.
Este facto foi tornado público, esta segunda-feira, durante um encontro realizado na sede do Parlamento egípcio, no qual o embaixador de Angola no Egipto, Nelson Cosme, recebeu informações sobre os procedimentos em curso da parte egípcia para a implementação do referido mecanismo.
Ahmed Manna, secretário-geral do órgão legislativo egípcio, informou ao diplomata angolano que o assunto já mereceu devido tratamento na presente legislatura, e que oportunamente submeterá, pelos canais diplomáticos, à Assembleia Nacional Angolana a composição do grupo criado para uma maior interacção entre os dois parlamentos.
Por outro lado, informou a disponibilidade do Parlamento egípcio para participar na 147ª Assembleia-Geral da União Inter-parlamentar (UIP) e reuniões conexas, a decorrer em Luanda, entre os dias 23 a 27 de Outubro do corrente ano, para a qual o país tem as necessárias condições humanas, materiais e técnicas.
As Assembleia-Geral da UIP são congregam centenas de parlamentares de todo o mundo para debater diferentes questões urgentes que o globo enfrenta, bem como destina-se à partilha de experiências e conhecimentos para acções parlamentares colectivas.
Angola pretende, com a reunião de Luanda, alcançar os resultados mais úteis para os Estados-membros da UIP e respectivas populações.
A reunião parlamentar será oportunidade para um melhor conhecimento sobre a nova Angola, de democracia parlamentar, e dos progressos que têm sido alcançados pelo país, nos últimos anos, nos variados domínios da vida nacional.
Questões ligadas à participação egípcia na 147ª Assembleia-Geral da União Inter-parlamentar estão expressas no convite que a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, endereçou ao seu homologo do Egipto, Hanafy Ali Gebaly. SC