Luanda - Angola e Djibouti reconheceram a necessidade do reforço da cooperação bilateral, durante um encontro ocorrido em Addis-Abeba entre os representantes diplomáticos dos dois países na Etiópia.
Em nota, a Embaixada de Angola na Etiópia refere que durante o encontro Miguel Domingos Bembe e Abdi Mahamoud Eybe concordaram que a intensificação da cooperação deve ter em vista as potencialidades e oportunidades oferecidas por ambos países.
Entre as áreas prioritárias, os interlocutores apontaram o sectores político-diplomático, da defesae segurança, do comércio, indústria e logística, da agricultura e agro-negócio, dos transportes e infra-estruturas e da energia.
Em relação ao sector político-diplomático, consideraram pertinente a conclusão do processo negocial do Acordo Geral de Cooperação nos Domínios Económico, Técnico, Científico e Cultural.
De igual modo, perspectivaram a negociação e assinatura do Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Consultas Políticas e do Acordo sobre a lsenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos e de Serviço.
No final do encontro, o embaixador Miguel Bembe manifestou o interesse da parte angolana de efectuar visitas de trabalho para conhecer os empreendimentos do Djibouti.
Miguel Bembe foi designado, recentemente, como embaixador de Angola, como estatuto de não residente no Djibouti.
Na sexta-feira, o embaixador Miguel Bembe participou na sessão de informação sobre a implementação do "Acordo de Paz de Pretória e o Processo de Política de Justiça Transicional".
O encontro foi presidida pelo Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Demeke Mekonnen, e teve a presença do Ministro da Justiça, Gedion Timothewos.
No evento, especialmente dedicado aos chefes de missões diplomáticas acreditados em Adis Abeba, os dois governantes etíopes pontualizaram o grau de evolução e de implementação do referido acordo.
Trata-se de um Diploma assinado pelo Governo da Etiópia e pela Frente de Libertação Popular de Tigray (TPLF), com a mediação da UA, no dia 2 (dois) de Novembro de 2022, em Pretória, África do Sul. AL