Luanda - Angola e Djibouti manifestaram, esta quinta-feira, a intenção de cooperar em vários sectores, nomeadamente, da segurança, indústria, comércio e logística, transportes, infraestruturas, bem como da energia.
A intenção foi expressa durante as conversações entre as delegações de ambos países chefiadas pelos ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Djibouti, Mahmoud Ali Youssou.
A partilha de experiências na gestão portuária e o fomento do intercâmbio entre os sectores empresariais privados foram igualmente enfatizados.
Na ocasião, os dois países reconheceram a necessidade de colaborarem na elaboração e execução de projectos portuários, aproveitando as excelentes condições geográficas de Angola e a significativa dimensão das infraestruturas portuárias do Djibouti.
Esta colaboração visa facilitar a mobilidade de produtos e serviços, especialmente no contexto da implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
Estiveram ainda em análise outros aspectos relacionados com os transportes aéreos e no domínio técnico-científico, áreas consideradas relevantes para o desenvolvimento conjunto.
Quanto ao multilateralismo, o aprofundamento das relações bilaterais no âmbito da União Africana, com vista à promoção de uma agenda africana comum que beneficie ambos os países e a região em geral, também mereceu atenção durante as conversas mantidas.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Djibouti elogiou os esforços do Executivo angolano, afirmando que Angola serve de inspiração para muitos países africanos.
As relações de amizade e cooperação entre Angola e o Djibouti têm-se fortalecido, especialmente após a assinatura de três instrumentos jurídicos de cooperação, ocorrida em Fevereiro do presente ano, à margem da 43ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana.
Estas relações são consideradas excelentes e cada vez mais cooperativas nos mais variados domínios de interesse comum.
O Djibouti, localizado no Corno da África, é um país onde se fala predominantemente francês e árabe.
A paisagem é caracterizada por matagais, formações vulcânicas e pelas praias do Golfo de Áden.
O país abriga um dos corpos de água mais salgados do mundo, o lago Assal, abaixo do nível do mar, no Deserto de Danakil.
Há assentamentos dos nómades afares ao longo do lago salgado Abbe, que apresenta formações minerais parecidas com chaminés.ART