Luanda – As repúblicas de Angola e de Cuba estão a trabalhar na conclusão da agenda económica bilateral para o período 2024/2026, um diploma que já está em consulta entre as partes.
O facto foi avançado esta segunda-feira, em Luanda, pelo Presidente de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, que não avançou mais detalhes em torno da agenda económica bilateral.
Falando após a assinatura de instrumentos jurídicos entre Angola e Cuba, no âmbito do reforço da cooperação bilateral, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez reiterou que Angola é um país, em África, com que o seu país tem uma colaboração mais ampla e mais diversificada.
“Por isso, damos muita importância aos acordos firmados. Outro acordo que estamos a trabalhar de forma conjunta é a conclusão da agenda económica bilateral para o período 2024/2026 que já está em consulta entre as partes angolana e cubana”, avançou o estadista cubano.
Miguel Bermúdez manifestou satisfação com os resultados alcançados com a realização, em Abril deste ano, do encontro da Comissão Governamental com Angola, um evento que, no seu entender, marca o desenvolvimento da colaboração entre os dois países.
Neste encontro, o Presidente de Cuba voltou a tocar na questão do embargo imposto pelos Estados Unidos da América, tendo agradecido Angola pela posição que tem tomado a respeito a nível internacional.
“Este embargo tem causado muitas limitações na vida de cubanas e cubanos”, afirmou.
Angola e Cuba mantêm excelentes relações de cooperação em vários domínios como da segurança, educação, saúde, transportes, obras públicas, construção, petróleos, desporto, cultura, turismo e agricultura.
Os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da independência de Angola e, um ano depois, assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que originou a Comissão Bilateral.
Este Estado caribenho tem formado muitos quadros angolanos e ambiciona maior envolvimento na cooperação económica com Angola, país que apoiou na guerra contra o regime do apartheid da África do Sul. NE /OHA/ADR