Luanda – O bloqueio económico e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América à Cuba dominou esta quinta-feira, o encontro entre a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, e o embaixador daquele país caribenho em Angola, Oscar Léon Gonzalez.
Em declarações à imprensa, o diplomata disse que sobre as soluções encontradas por Cuba para atenuar os efeitos do bloqueio, apesar das dificuldades que se colocam.
Segundo o diplomata, esse bloqueio, que dura há vários anos, está a ter um efeito muito negativo no povo cubano.
De acordo com embaixador, o encontro faz parte do intercâmbio entre os partidos no poder nos dois países, bem como de ambos governos, com base numa relação histórica, reforçada recentemente com assinatura de um acordo de cooperação, a quando da visita à Cuba do Secretário de Relações Internacionais do Bureau Político do MPLA, Manuel Augusto.
Líderes religiosos
Ainda hoje, a vice-presidente do MPLA manteve igualmente encontros separados com líderes religiosos de diversas denominações, com os quais abordou questões sociais.
Em declarações à imprensa, o presidente da Missão Evangélica da Reconciliação em Angola, reverendo Apóstolo Mawete Viticilo, convidou a dirigente política a participar nas celebrações dos 35 anos da congregação, em Agosto do corrente ano, do qual participarão convidados de 35 países.
Já o secretário-geral cessante da Igreja Evangélica Congregacional em Angola, reverendo André Cangovi Eurico, convidou igualmente Luísa Damião para o acto de empossamento do novo secretário-geral, a ter lugar no dia 30 deste mês.
Em declarações à imprensa, André Eurico agradeceu o apoio do Governo ao longo dos 10 anos de mandato, durante os quais a organização levou a cabo várias actividades filantrópicas.
Por sua vez, o pastor da Igreja MIF Lisboa, Edivaldo Simão, referiu que foi um encontro importante, porquanto entende que a igreja deve trabalhar com a esfera política, tendo em atenção que serve de moralização da sociedade.
Sublinhou que abordou-se também a necessidade da moralização e sensibilização dos jovens na diáspora, visando a elevação do patriotismo.MGM/ART