Luanda – Aspectos relacionados com a cooperação parlamentar entre Angola e Cuba foram abordados, esta quarta-feira, pelo embaixador cubano, Óscar León González, durante uma audiência concedida pela presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, o diploma informou que abordaram também os preparativos da deslocação da líder parlamentar à Havana, prevista ainda para este ano, em resposta ao convite do seu homólogo, Juan Lazo Hernández.
Deu a conhecer que, na ocasião, enalteceu a postura assumida pelo Governo angolano, relativa ao fim do bloqueio dos Estados Unidos da América (EUA) imposto ao seu país, realçada pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na sua intervenção durante a 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
O diplomata cubano referiu que a mesma posição foi reiterada esta quarta-feira (25) pela presidente do Parlamento angolano, Carolina Cerqueira, durante a audiência.
Em relação às relações no sector da saúde e da educação, o embaixador considerou excelentes, afirmando ser propósito do seu Governo continuar a consolidar a cooperação e desenvolver, o que for necessário, em coordenação com a parte angolana.
Angola e Cuba mantêm excelentes relações de cooperação em vários dominós, como da segurança, educação, saúde, transportes, obras públicas, construção, petróleos, desporto, cultura, turismo e agricultura.
Os dois estados estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da independência de Angola, e um ano depois de assinarem o Acordo Geral de Cooperação, que originou a Comissão Bilateral.
Cuba, cujos cidadãos verteram o seu sangue na conquista e preservação da independência de Angola, formou várias centenas de quadros angolanos ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, contribuindo para o preenchimento das lacunas existentes em termos de escassez de quadros. LDN/SC