Luanda - A embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Teixeira, abordou, quinta-feira, aspectos sobre a cooperação bilateral, numa audiência que lhe foi concedida pelo ministro cubano das Relações Exteriores, Bruno Rodriguez Parrilla.
O encontro também serviu para aferir a possibilidade de troca de visitas entre os ministros das Relações Exteriores de ambos Estados, informa em nota a Embaixada de Angola naquele país.
O documento refere que os interlocutores consideraram “excelentes” o estado das relações bilaterais e expressaram a vontade de aprofundar o diálogo político e expandir os laços económico-comerciais.
No Twitter, segundo a nota, o chefe da diplomacia cubana afirmou que “tanto os povos quanto os governos mantêm relações baseadas em laços históricos de fraternidade, solidariedade e cooperação”.
Rodriguez Parrrilla felicitou Angola pela realização da 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), em Dezembro último em Luanda.
Sublinhou o facto de Cuba ter participou na Cimeira com uma delegação de alto nível.
Por seu lado, a diplomata angolana manifestou o compromisso de Angola em apoiar a presidência cubana no grupo dos 77 mais a China.
Trata-se de um grupo com 134 países, representando dois terços dos membros do sistema das nações unidas e 80 por cento da população mundial.
Angola e Cuba mantêm laços em vários sectores estratégicos e cooperam nos sectores da educação, saúde, agricultura e cultura.