Luanda – O reforço da cooperação económica entre as repúblicas de Angola e da Côte d’Ivoire esteve no centro de uma conversa entre a vice-presidente da República, Esperança da Costa, e o embaixador deste país, Santiero Jean-Marie Soment.
Esta informação foi tornada pública à imprensa pelo chefe da missão diplomática ivoiriense em Angola, Santiero Jean-Marie Soment, no final de uma audiência que lhe foi concedida na Cidade Alta.
Na ocasião, Santiero Soment considerou essencial que os dois países elevem as relações económicas ao nível do excelente relacionamento político e de amizade.
Neste sentido, manifestou o interesse em colher a experiência angolana no domínio da exploração petrolífera e partilhar conhecimento que detém na produção do cacau, da castanha e da borracha.
Salientou que a Côte d’Ivoire é o maior produtor mundial de cacau, com um milhão e 800 mil toneladas ano, representando 45 por cento.
Adiantou que o seu país também está bem cotado na produção mundial da castanha de caju e que é o maior produtor africano de borracha.
O diplomata, acreditado há um ano, defendeu um maior intercâmbio entre as universidades dos países africanos para a promoção de investigação científica em prol do seu desenvolvimento e pelo reforço da cooperação entre si.
A Côte d’Ivoire é uma país africano limitado a Norte pelo Mali, a Leste pelo Burkina Faso e Gana, a Sul pelo Oceano Atlântico e a Oeste pela Libéria e Guiné.