Luanda - Angola e a Côte d´Ivoire sublinharam esta quinta-feira, em Luanda, o interesse em estabelecer uma cooperação "ambiciosa e frutuosa" nos domínios da defesa e segurança, agricultura, pescas, transportes, telecomunicações, saúde, petróleo e ambiente.
De acordo com o comunicado conjunto da I Sessão da Grande Comissão Mista de Cooperação, enviado à ANGOP, as partes estão interessadas em identificar novas áreas e desenvolver projectos de interesse comum.
Expressaram a vontade de contribuir para o desenvolvimento do continente africano, para a preservação da paz e da estabilidade, incluindo na Região dos Grandes Lagos.
As delegações, chefiadas pelos chefes das diplomacias dos dois países, nomeadamente, Téte António (Angola e Léon Kacou Adom (Côte d´Ivoire) enalteceram os laços de amizade e solidariedade existentes entre ambos os países.
Elogiaram a elevada estima e respeito que caracterizam as relações entre os Chefes de Estado de Angola e da Côte d´Ivoire, respectivamente, João Lourenço e Alassane Outtara.
Manifestaram satisfação pelos progressos registados nas negociações em diversas áreas da cooperação, desde a assinatura do Acordo Geral de Cooperação entre os dois países a 19 de Junho de 1985, em Yamoussoukro, Côte d'Ivoire.
Saudaram o papel preponderante do Presidente João Lourenço, na qualidade de Campeão para a Paz e Reconciliação em África designado pela União Africana, bem como elogiaram a visão da Côte d'Ivoire para uma África emergente, estável e próspera, saudando a liderança do Presidente Alassane Ouattara.
No encontro, os dois ministros renovaram o compromisso inabalável com os princípios do direito internacional, da legalidade e ao respeito à soberania e integridade territorial dos Estados.
Saudaram os esforços do continente africano e parceiros no combate ao terrorismo, conflitos comunitários e o extremismo, bem como a vontade em apoiar mutuamente às respectivas candidaturas no sistema internacional.
Angola e Côte d'Ivoire assinaram em 1985 o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, na cidade ivoriense de Yamoussoukro. LIN/VIC