Luanda - O aprofundamento das relações inter-parlamentares estiveram, sexta-feira, na base do encontro entre a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e uma delegação do Partido Comunista da China, chefiada pelo deputado Yin Li.
Yin Li, que é membro do Bureau Político do Partido Comunista da China, é igualmente responsável pela cidade de Beijing.
O secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais Internacionais e deputado, Manuel Augusto, presenciou a audiência que Carolina Cerqueira manteve com a comitiva chinesa.
Em declarações à imprensa, Manuel Augusto enfatizou que, na qualidade de membro do Parlamento Chinês, Yin Li fez questão de apresentar cumprimentos de cortesia à presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Antes, reuniu-se com a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.
Conforme Manuel Augusto, em todos os encontros foi reafirmada a vontade e disponibilidade da China em continuar a trabalhar com Angola, sobterudo a participar nos esforços de desenvolvimento económico e consequente progresso social do país.
Adiantou que o gigante asiático manifestou, também, disponibilidade em continuar a partilhar com Angola uma visão comum e próxima, onde for possível, sobre os grandes assuntos da actualidade internacional.
"Estamos numa fase importante e delicada do mundo no âmbito das relações internacionais. Há vários assuntos hoje que constituem preocupação de todos os líderes mundiais e a delegação chinesa entende que se torna necessário uma permanente consulta entre os vários parceiros internacionais", vincou.
A delegação do Partido Comunista da China que chegou esta sexta-feira ao país, tem agendado visitas ao Instituto Geológico de Angola (IGEO), ao Kilamba Shopping (exposição fotográfica, feira de gastronomia e cultura chinesa).
A comitiva chinesa vai, igualmente, visitar o Museu da História Militar e o Memorial Dr António Agostinho Neto.
Fundado em Julho de 1921, em Xangai, o Partido Comunista da China (PCC) governa o gigante asiático desde 1949. É composto por mais de 87 milhões de membros.
A China possui uma das maiores economias do mundo e é também a terceira maior Nação em extensão territorial.
Actualmente, o gigante asiático é um dos países mais industrializados do mundo, exercendo forte influência na economia mundial. DC/SC