Luanda - O reforço da cooperação bilateral e a busca por novas áreas de parceria foram os temas que dominaram o encontro mantido, sexta-feira (24), entre o embaixador de Angola no Canadá, Agostinho Van-Dúnem, e a governadora-geral deste país, Mary J. May Simon.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, no encontro, na forma virtual, as duas entidades passaram em revista a presidência de Angola na União Africana (UA) e a liderança do Canadá no Grupo dos Sete Países mais Industrializados do Mundo (G7).
Na ocasião, o embaixador de Angola naquele país da América do Norte manifestou o desejo de ver a cooperação entre os dois estados ampliada em vários domínios, com destaque para a agricultura, infraestruturas, energias, desenvolvimento sustentável, bem como liderança nos processos regionais de paz e segurança.
Agostinho Van-Dúnem, além de embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, com residência em Washington DC, é também representante do estado angolano em 11 países, nomeadamente o Canadá, México e o arquipélago de São Vicente e Granadinas, país das Caraíbas, localizado nas Pequenas Antilhas.
O Canadá reconheceu a independência de Angola em 1977, porém, apenas a três (3) de Fevereiro de 1978 é que os dois países estabeleceram relações diplomáticas.
Em 2004, os dois governos assinaram uma Declaração Conjunta de Intenção sobre o Fortalecimento das Relações Bilaterais, no intuito de fortalecer os laços de comércio e investimento, e para fortalecer o diálogo político e a cooperação. SC