Luanda - As autoridades angolanas e cabo-verdianas deverão renovar o acordo de cooperação bilateral dos transportes relativo à conectividade área directa entre os dois países, para uma parceria estreita e sustentável.
A informação foi avançada esta sexta-feira pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio de Morais, no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, sublinhando que a renovação deste acordo será complementada com o das energias e transportes marítimos.
Conforme o diplomata, "sem conectividade directa entre os países não pode haver parcerias estreitas e sustentáveis".
Informou também que está em curso a negociação de um estatuto para a futura Câmara de Comércio Angola - Cabo Verde.
O diplomata ressaltou a agenda económica em curso entre os dois países, com investimentos angolanos em Cabo Verde nas áreas das telecomunicações, da banca e logística de combustíveis.
Fez saber que os dois Estados estão a aprofundar também a parceria na área da agricultura, tendo em conta algumas facilidades que o Governo angolano concedeu a Cabo Verde neste domínio.
Fez ainda referência ao investimento no sector do turismo por promotores angolanos em Cabo Verde, bem como na área da cultura.
Cooperação parlamentar
O diplomata cabo-verdiano transmitiu cumprimentos do presidente do Parlamento de Cabo Verde à homóloga Carolina Cerqueira, que em Março deste ano efectuou uma visita de trabalho àquele país, onde deu continuidade ao diálogo parlamentar e amizade entre os dois povos.
Lembrou que as relações parlamentares entre os dois países, que já vêm de longa data, foram reforçadas nesta visita com a assinatura de novo acordo adaptado às novas circunstâncias e oportunidades.
"Queremos continuar este diálogo para o bem desta relação fraterna que existe entre os dois países, baseada num diálogo político de alto nível e permanente", vincou.
Angola e Cabo Verde têm fortes laços de cooperação. Entre os vários protocolos assinados pelos dois Estados destacam-se os acordos de isenção de vistos, de cooperação técnica em distintos domínios, como os da educação, defesa, petróleo, diplomacia, agricultura, transportes, finanças e administração.
A formalização das relações político-diplomáticas entre os dois países ocorreu a 30 de Agosto de 1977. DC/AL/ADR