Luanda - O estado da cooperação bilateral entre Angola e Cabo Verde, com particular incidência nas áreas da pesquisa científica e formação de quadros, esteve em análise esta sexta-feira, em Luanda.
A abordagem teve lugar no quadro de uma audiência concedida pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, ao embaixador de Cabo Verde, Júlio César de Morais.
Durante a audiência, as duas entidades debruçaram-se sobre a necessidade do incremento da cooperação entre os dois países, com foco na estratégia nacional marítima, que abrange as áreas de pesquisa e formação.
As relações entre Angola e Cabo Verde são historicamente fortes e baseiam-se em laços culturais, diplomáticos e económicos.
Os dois Estados são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e compartilham uma herança colonial portuguesa, o que tem contribuído para uma cooperação mútua em diversas áreas.
A amizade entre os dois países foi consolidada ao longo dos anos por meio de visitas de Chefes de Estado e de Governo, bem como de uma cooperação no âmbito multilateral, especialmente na CPLP e União Africana (UA).
No plano económico, Angola e Cabo Verde têm trabalhado para a expandir das suas relações comerciais.
Angola tem investido em vários sectores da economia cabo-verdiana, especialmente nas áreas de transporte aéreo, construção civil e turismo.
A empresa angolana TAAG, por exemplo, já operou voos entre Luanda e Praia, contribuindo para a conectividade entre os países.
Além disso, Cabo Verde é visto por Angola como uma porta de entrada para outros mercados na região Oeste da África e um potencial parceiro na cooperação em áreas como agricultura, pesca e energia. FMA/SC