Rio de Janeiro (do enviado especial) - Angola e Brasil decidiram relançar a cooperação bilateral a todos os níveis, com ênfase para o sector produtivo, tendo como âncora o empresariado privado.
A decisão foi tomada domingo, no encontro bilateral entre os Presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na véspera da reunião do G20, que já decorre na cidade do Rio de Janeiro.
O Presidente João Lourenço convidou os empresários brasileiros a investir em Angola, a julgar pela existência de um ambiente de negócios mais atractivo.
Durante o encontro, que decorreu no Forte de Copa Cabana, os dois estadistas abordaram questões concretas ligadas à agenda global, cooperação nos domínios da formação na área da saúde, indústria farmacêutica, agricultura, agroindústria, recursos minerais, energia (electrificação e extensão da linha de média tensão) e ao sector financeiro.
A par disso, os dois Chefes de Estado abordaram a cooperação no domínio da defesa, em particular na marinha de guerra, no quadro do Atlântico Sul.
Para Lula da Silva, a concretização deste encontro bilateral marca o relançamento da relação entre os dois países, de forma mais consistente, intensa e vigorosa, para compensar o longo período de inércia havido entre os dois povos irmãos. ADR/ART