Luanda – Aspectos relacionados com o incremento das relações bilaterais e a necessidade da intensificação das consultas políticas entre os dois países dominaram o encontro, esta segunda-feira, em Luanda, entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da Bélgica em Angola, Stephane Doppagne.
De acordo com uma nota chegada à ANGOP, durante o encontro as duas entidades falaram também sobre questões regionais, com foco no conflito que persiste entre o Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC).
A questão da retirada da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RDC (MONUSCO) e os desafios económicos do Burundi e do Uganda na região foram igualmente evocados durante o encontro.
Na ocasião, o diplomata belga sublinhou que tem acompanhado com muita atenção a situação reinante no Leste da RDC, razão pela qual apoia o “Processo de Luanda”, tendo enaltecido os esforços do Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África.
As relações políticas, diplomáticas e de cooperação entre Angola e Bélgica datam de 1979 e formalizadas em 1983, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Técnica, Científica e Cultural.
Ambos países partilham diversos interesses económicos, especialmente no sector dos diamantes, uma das áreas mais importantes no quadro da cooperação económica.MCN