Luanda - A República de Angola e a Austrália avaliaram esta quarta-feira, o aprofundamento das relações políticas, diplomáticas, comerciais e aspectos ligados à agenda regional e internacional.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à ANGOP, esta avaliação foi feita durante uma conversa telefónica entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Comunidade da Austrália, Timothy Graham Watts.
Durante o contacto telefónico entre Luanda e Camberra, as duas entidades analisaram os desafios geoestratégicos, assim como aspectos relacionados com o compromisso de um envolvimento mais próximo com os países africanos.
Na ocasião, Timothy Graham Watts disse que o governo australiano acolheu com satisfação a decisão das autoridades angolanas de abertura de uma representação diplomática em Camberra, tendo para o efeito sido nomeado o embaixador António Luvualu de Carvalho.
A Austrália coopera com Angola nas áreas da exploração petrolífera e de diamantes, onde prevê incrementar investimentos através das empresas que operam nesse país africano.
O diplomata australiano aproveitou a ocasião para transmitir ao ministro Téte António a intenção de o seu país contar com o apoio de Angola na candidatura da Austrália como membro Não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Comunidade da Austrália referiu-se também da satisfação do seu país pela assumpção de Angola da presidência da União Africana no biénio 2025-2026.
A Austrália é um dos maiores investidores estrangeiros na indústria mineira africana, com mais de 200 empresas a operar em 35 países.
Apoia também a segurança alimentar e a agricultura sustentável em África, através de programas de cooperação técnica, pesquisa e inovação.
As relações diplomáticas entre Angola e Austrália foram estabelecidas em 1976, logo após a independência de Angola.
Desde então, as relações entre os dois países têm sido cordiais e de cooperação em várias áreas, particularmente no mercado mineiro.
Angola e Austrália são membros de organizações internacionais como Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.
Além disso, a Austrália é um importante parceiro comercial de Angola, exportando principalmente equipamentos e serviços para o sector de mineração angolano.
Na Austrália, há um número significativo de estudantes angolanos a se formarem em diversas áreas, como medicina, negócios, tecnologia, entre outros. FMA/ART