Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e Argélia preparam assinatura de 20 instrumentos jurídicos

     Política              
  • Luanda • Sábado, 14 Dezembro de 2024 | 14h04
Presidente da República, recebe delegação da República da Argélia
Presidente da República, recebe delegação da República da Argélia
Joaquina Bento - ANGOP

Luanda - Angola e a Argélia estão a trabalhar na preparação da assinatura de 20 instrumentos  jurídicos, no próximo ano, de modo a alavancar a cooperação económica entre os dois países.

A informação foi avançada este sábado, em Luanda, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Comunidade Nacional na Diáspora e Assuntos Africanos da República Democrática e Popular da Argélia, Ahmed Attaf, no final da audiência com o Presidente da República, João Lourenço.

O governante argelino, que considerou exemplares as relações políticas entre os dois Estados, reconheceu, entretanto, que a cooperação económica ainda não está à altura do que os dois países desejam e ambicionam.

Com efeito, o enviado especial dos Presidente argelino revelou que os ministérios do Comércio dos dois países estão a trabalhar na preparação da assinatura de 20 instrumentos jurídicos, para poder alavancar a cooperação económica.


Informou que estão a trabalhar na realização da Comissão Mista Bilateral, para que os assuntos entre os dois países sejam, de facto, tratados de forma muito mais direta.

Mensagem ao Presidente João Lourenço

Ahmed Attaf foi portador de uma mensagem do Presidente argelino Abdelmadjid Tebboune, ao homólogo angolano, João Lourenço, na qual expressa o desejo do reforço da cooperação bilateral e multilateral.

Deu a conhecer que os dois Chefes de Estado, de tão importantes países, devem concertar-se permanentemente, trocar ideias e opiniões para o reforço da cooperação bilateral.

Pacificação do continente

O ministro argelino enalteceu o papel de Angola na pacificação da África Central, nos Grandes Lagos e na África Austral, assim como o desempenho do Presidente João Lourenço, enquanto Campeão para Paz e Reconciliação da União da Africana.

Expressou que o Chefe do Estado angolano "é um campeão admirado e respeitado pelo que ele faz ao serviço da paz e da reconciliação no continente africano".

"Estou em Angola num momento particularmente importante, por isso não deixarei de, na qualidade de enviado especial, manifestar o apreço do Presidente Tebboune naquilo que é o papel do homólogo João Lourenço na sua qualidade de "Campeão para a Reconciliação e Paz em África”, assinalou.

Fez referência à cimeira tripartida Angola-Rwanda-RDC, agenda para domingo, em Luanda, sob mediação do Presidente João Lourenço, no âmbito dos esforços para a procura de uma solução duradoura para o conflito no Leste da RDC, notando que esses esforços poderão beneficiar toda a África.

O governante argelino assegurou o "apoio total" do seu país a Angola que, em 2025, vai assumir a presidência rotativa da União Africana (UA), num ano tão importante da celebração dos 50 anos da independência de Angola.

Cooperação

As relações entre Angola e a Argélia remontam ao período da luta de libertação do povo angolano pela sua independência do jugo colonial português, quando este país árabe prestava apoio diplomático, material e militar na luta pela autodeterminação.

No período pós-independência, o apoio da Argélia foi crucial para a formação dos primeiros quadros angolanos, em particular do sector dos petróleos.

Os dois países trabalham juntos para promover a estabilidade regional, enfrentar desafios comuns e alcançar objetivos comuns.

Comércio

As trocas comerciais entre Angola e Argélia ficaram marcadas, em 2022, pela conclusão de uma operação de exportação, pelo grupo siderurgico argelino, de 15 mil toneladas de tubos espirais anticorrosivo (cada um entre os 28 e 50 metros de comprimento), no valor de 30 milhões de dólares, a partir do porto de Arzew, em Oran, Argélia.

Argélia, forte produtor de petróleo, é um membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Iniciou o seu mandato em 1 de Janeiro de 2024 e vai até 31 de Dezembro de 2025, com o apoio de vários países, entre os quais Angola.DC/ART





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+