Luanda - As repúblicas de Angola e da Arménia manifestaram, esta sexta-feira, em Adis Abeba, Etiópia, o interesse de relançar a cooperação bilateral e multilateral.
Conforme uma nota de imprensa, endereçada à ANGOP, o assunto foi abordado durante um encontro de trabalho que o embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe, manteve com o seu homólogo da Arménia, Sahak Sargsyan.
Os embaixadores salientaram a necessidade de reforçar as relações políticas e diplomáticas entre os dois países, permitindo a promoção do investimento privado, com vantagens comparativas, principalmente nas áreas do comércio, da energia e implementação de projectos ligados a Inteligência Artificial.
Na qualidade de anfitrião, o diplomata angolano aproveitou a ocasião para recordar as excelentes relações de cooperação existentes entre os dois países, que celebram o 30° aniversário do seu estabelecimento formal, no dia 03 de Outubro próximo.
Por outro lado, Miguel Bembe informou ao seu interlocutor sobre os pontos mais altos da recém-realizada 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em que Angola foi eleita primeira-vice-Presidente da Mesa da Conferência da organização continental para 2024 e membro do Conselho de Paz e Segurança (2024-2026).
Os diplomatas reconheceram a importância geopolítica e geoestratégica de Angola no continente africano, especialmente nas regiões Austral e Central, bem como o papel incontornável do Presidente da República, João Lourenço.
Ressaltaram o papel do estadista no processo de prevenção, gestão e resolução pacífica dos conflitos e de normalização das relações politico-diplomáticas entre a República Democrática do Congo e a República do Ruanda.
A República de Angola e a República da Arménia estabeleceram as relações diplomáticas no dia 03 de Outubro de 1994. VIC