Luanda - Angola e África do Sul assumiram esta terça-feira, em Luanda, o compromisso de reforçar a cooperação no domínio da administração parlamentar.
As delegações da Assembleia Nacional de Angola e do Parlamento sul-africano reuniram-se na capital angolana, tendo acordado, entre outros, o reforço da cooperação no domínio da administração parlamentar e troca de experiências.
O chefe da delegação parlamentar sul-africana, Jomo Nyambi, disse que a troca de experiência com a Assembleia Nacional deve-se ao facto de os laços históricos que unem os dois países serem bastante fortes.
"Entendemos que era altura de visitar Angola para aprender um pouco do seu processo de administração parlamentar e da construção do Palácio da Assembleia Nacional, e implementar também esse projecto no nosso país", expressou.
Lembrou que em Dezembro de 2020 o Parlamento sul-africano pegou fogo e, a partir daí, decidiram levar a cabo visitas de avaliação comparativas em vários países, entre os quais Angola.
Por seu turno, o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, disse que os deputados sul-africanos vivênciaram uma experiência agradável em relação ao nível da organização parlamentar angolana.
Ressaltou o facto de estes terem elogiado o país pelo seu nível de organização parlamentar e a capacidade de organizar eventos da magnitude de uma OEACP/UE e UIP (União Interparlamentar).
Segundo Pedro de Neri, as conversações entre as partes incidiram na troca de conhecimentos, mormente "naquilo que são os instrumentos de gestão que adoptamos, nomeadamente, os regulamentos de utilização do Palácio da Assembleia Nacional e dos vários espaços que o compõem".
Além da nova Lei Orgânica da AN, em vias de aprovação, foi também dada a conhecer a desmaterialização do processo legislativo em curso no parlamento angolano.
Antes, a delegação parlamentar sul-africana foi recebida em audiência pelo primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cunonoca, a quem transmitiram os propósitos da vinda a Angola.
As relações entre Angola e a África do Sul são consideradas excelentes, baseadas em laços de amizade e solidariedade que remontam desde as lutas pela autodeterminação de ambos os países, cujo objectivo final era a promoção e desenvolvimento e do bem-estar social dos respectivos povos. DC/SC