Pretória (Dos enviados especiais) - Angola e África do Sul pretendem dar um “salto qualitativo” nas relações bilaterais existentes, com realce para os sectores da agricultura, economia, energia, educação e dos transportes, afirmou, esta quarta-feira, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
Em declarações à imprensa, no âmbito da visita do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, sublinhou que os dois Estados vão introduzir mais conteúdos adaptados ao nível da cooperação e das ambições de cada um.
Segundo o ministro, as partes entendem que de tempos em tempos devem ser adaptados novos métodos na cooperação. “O salto qualitativo que queremos dar não é só no conteúdo, mas também do ponto de vista dos mecanismos de cooperação que estabelecemos”, disse.
Téte António informou que os dois governos decidiram que a primeira reunião da Comissão Mista Bilateral entre Angola e a África do Sul será realizada na capital angolana, Luanda, em data a anunciar.
Relações de cooperação
As relações de cooperação entre Angola e África do Sul têm bases históricas e estratégicas sólidas, derivadas do apoio mútuo durante os períodos de luta pela independência e contra o apartheid.
Actualmente, ambos os países mantêm uma parceria que abrange áreas como a economia, a política, a segurança regional e a cultura.
A cooperação busca intensificar as trocas comerciais e investimentos mútuos, sendo a África do Sul um dos maiores parceiros comerciais de Angola na região, com interesse em sectores como mineração, energia eléctrica, infra-estrutura e agricultura.
Recentemente, foram discutidas iniciativas como o uso de moedas locais no comércio bilateral e a criação de mecanismos de seguro de crédito para facilitar negócios. AFL/ART