Luanda – Os secretários-gerais da Assembleia Nacional de Angola e da África do Sul, Pedro Agostinho de Neri e Xolile George, abordaram, na quarta-feira, na cidade de Cabo, o reforço da cooperação parlamentar nos mais variados domínios.
O encontro entre as duas entidades ocorreu à margem da Cimeira sobre Supervisão do Sector Legislativo realizada na Cidade do Cabo entre os dias 30 e 31 de Janeiro.
Pedro Agostinho de Neri destacou a importância da cooperação, realçando a necessidade de um protocolo no domínio das TIC, formação e capacitação no domínio da língua inglesa e aperfeiçoamento em gestão administrativa.
Por seu turno, Xolile George agradeceu a hospitalidade que lhe foi brindada durante a 147ª Assembleia da União Inter-parlamentar realizada, em Luanda, em Outubro de 2023.
Xolile George manifestou o interesse em visitar a Assembleia Nacional no fim do mês de Fevereiro deste ano para se inteirar da experiência de Angola relativo ao planeamento para a construção do novo edifício do Parlamento Sul-africano.
Com a sua participação neste fórum, Angola procurou estar por dentro dos objectivos estabelecidos pela organização do evento, partilhando experiências e ideias que possam servir de modelo para o parlamento e a política angolana.
O evento sob o lema “Esforçando-se por uma supervisão que garanta a realização de uma vida melhor para todos os cidadãos sul-africanos”, visou, entre outros objectivos, reflectir sobre a eficácia do papel do Sector Legislativo na execução dos mandatos constitucionais, supervisão, participação do público e elaboração de leis, assim como a partilha de experiências no sector e troca de ideias com homólogos regionais, continentais e internacionais, sobre práticas de supervisão eficazes.
A delegação angolana é chefiada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, acompanhada pelo deputado Pedro Sebastião, o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, e integra também o embaixador de Angola na África do Sul, Rui Orlando Xavier, e a Cônsul-geral de Angola na cidade do Cabo, Elsa Caposso Vicente. VM