Moçâmedes - Uma delegação chefiada pelo embaixador namibiano, Patrick Nandago, trabalha no município de Moçâmedes (Namíbe), com objectivo de se inteirar dos projectos em cursos no sector portuário e ferroviário, no âmbito da implementação do Corredor do Namíbe.
Em declarações à imprensa, após um encontro com as autoridades locais, o diplomata, que se encontra na região desde esta quinta-feira (3), informou que a visita de trabalho visa acompanhar o nível de execução dos projectos, de forma a se estabelecer parcerias que possam melhorar o comércio e a indústria na região.
O embaixador afirmou que o ramal ferroviário que ligará os dois países vai acelerar as trocas comerciais, tendo avançado que, da parte da Namíbia, já foi feita a construção da linha férrea que faz a ligação entre as zonas fronteiriças de Oshikango (Namibia) e Santa Clara (Angola).
“Um dos objectivos da construção da linha ferroviária é reduzir o transporte de carga nas nossas estradas, visto que há muitos danos na malha rodoviária como resultado do transporte de cargas, assim sendo "aguardamos da parte de Angola que se trabalhe o mais rápido possível para ligação ferroviária entre as zonas de Chamutete a Santa Clara”, explicou.
Por sua vez, a vice-governadora do Namibe para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Ema da Silva, valorizou o interesse da Namíbia em estreitar relações no domínio dos transportes, salientando que vai reforçar o posicionamento dos dois países na Comunidade dos Estados da África Austral (SADC).
“A ideia é criar uma rede de transportes que faça a ligação entre os dois países e reforçar a relações históricas existentes entre os povos, e que por via dos portos, caminhos-de-ferro e logística os dois países possam dar passos em conjunto para o desenvolvimento da região”.
Na agenda da delegação consta visitas às instalações do Caminho de Ferro de Moçâmedes, visita à zona de implantação do pacote 1 e 2 do projecto integrado de desenvolvimento da Baía de Moçâmedes, reunião com os responsáveis do Porto do Namibe e dos ministérios dos Transportes. VR/FA/SC