Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta sexta-feira, a importância da abertura de embaixadas de Angola na Austrália, Indonésia e em Timor Leste, especialmente neste último.
Ao intervir na cerimónia de posse dos embaixadores nos referidos países, o Chefe de Estado considerou “situação incompreensível” o facto de só agora Angola ter embaixada em Timor Leste.
João Lourenço sublinhou que Timor Leste era o único Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em que Angola não tinha embaixada, “situação (…) que agora se está a corrigir”.
A CPLP é um foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.
A par de Angola e Timor Leste, integram a organização, criada em 17 de Julho de 1996, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, bem como São Tomé e Príncipe.
Quanto à Austrália e Indonésia, o Estadista angolano considerou países importantes na região asiática onde Angola “estava mal representada”.
Na ocasião, o Presidente João Lourenço recomendou aos novos embaixadores trabalho para atrair mais turistas para Angola, bem como homens de negócios, no quadro da abertura ao investimento privado directo.
No Palácio Presidencial tomaram posse hoje (sexta-feira) os embaixadores na Austrália, António Manuel Luvualu de Carvalho, na Indonésia, Florêncio Mariano da Conceição e Almeida e em Timor Leste, José Andrade de Lemos. AFL/AL