Luanda - O director nacional adjunto para a Política de Defesa, brigadeiro José Catumbela, defendeu, hoje, terça-feira, maior cooperação entre os Estados, para a manutenção de um clima de paz e harmonia.
Ao intervir na cerimónia de acreditação de adidos de defesa de nove países, José Catumbela disse esperar que as entidades acreditadas contribuam para o estreitamento e relançamento da cooperação entre Angola e os respectivos países.
No acto, que decorreu no Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, foram acreditados os coronéis Themba Godfrey Cebekhulu (África do Sul), Mmono Kaunda Nkoane (Botswana), Pierre Hache (Canadá) e Oleh Kvasiuk (Ucrânia).
Foram também acreditados os tenente-coronéis Leah Jepkemboi Yegon (Quénia), Marie-Line Tzeriikiantz (França), Bart de Cuyper (Bélgica), Patrik Aronssom (Suécia) e o capitão-de-Mar e Guerra Chiwoo Park (Coreia do Sul).
Em declarações à imprensa, no final do acto, o adido de defesa sul-africano prometeu cooperar em todas a situações em que for solicitado e manter o foco no reforço das relações cordiais existentes entre Angola e a África do Sul.
Por seu lado, o adido de defesa do Botswana reafirmou o interesse do seu país no reforço do intercâmbio nos domínios da formação e logística.
A adida de defesa do Quenia apelou ao aprofundamento das relações entre o seu país e Angola, tendo em vista o bem-estar das populações.
A França, por via de Marie-Line, deseja que a cooperação com Angola prospere, enquanto o adido de defesa da Suécia augura o aprofundamento das relações e o da Coreia do Sul almeja entendimentos para que os dois Estados caminhem juntos.
Durante a cerimónia, foram entregues aos adidos de defesa os respectivos certificados de acreditação e o regulamento que orienta a sua actividade em Angola.