Luanda – A deputada à Assembleia Nacional (AN) Lizete Gonga enalteceu, esta quarta-feira, em Luanda, o evoluir da paridade de género em África, destacando Angola como exemplo nesse quesito.
Em declarações à ANGOP sobre o debate da "Paridade do Género", que decorre à margem da 147ª Assembleia-Geral Geral da União Interparlanentar (UIP), a deputada lembrou que 31 porcento do Parlamento angolano é composto por mulheres, com realce para a sua presidente, Carolina Cerqueira.
Destacou também o facto de o cargo de vice-presidente da República em Angola ser ocupado por uma mulher, Esperança da Costa.
Conforme a parlamentar, o país tem levado muito a sério a questão das mulheres tomarem o seu posicionamento, no quadro da meritocracia.
Realçou o facto de as comissões de trabalho especializadas da Assembleia Nacional sobre Economia e Finanças e Defesa e Segurança serem ocupadas por mulheres.
Os trabalhos técnicos do maior evento interparlamentar estão a decorrer no Palácio da Assembleia Nacional, que se torna "a capital legislativa do mundo", até a próxima sexta-feira. LIL/DC/VIC/ADR