Luanda - A 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), a decorrer em Outubro deste ano, na capital angolana, Luanda, realiza-se sob o lema "Acção Parlamentar Para a Paz, Justiça e Instituições Fortes".
O certame vai contar com a participação de cerca de mil e 400 deputados oriundos de 172 países e 150 presidentes de parlamentos do mundo, estando a comissão organizadora a criar condições para a realização com êxito do evento.
A informação foi avançada esta terça-feira à imprensa pela presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento à UIP, Idalina Valente, no final de uma reunião com a comissão organizadora do evento e uma delegação multissectorial, chefiada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.
A também porta-voz do evento indicou que passaram em revista informações que têm de prestar, em breve, a todos os participantes no certame que serão convidados pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Assegurou que as cartas convite começam a ser enviadas a 25 deste mês.
"Portanto, precisávamos de informações referentes às Relações Exteriores, no que concerne aos vistos dos países com quem temos acordos, de países onde não temos consulados nem representações e por onde se possa pedir esses vistos, as cartas de facilitação para a concessão de vistos de fronteiras, entre outras", observou.
Disse terem abordado também com os ministérios do Interior, dos Transportes, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e Cultura e Hotelaria e Turismo sobre questões de asseguramento do evento, transportes, alojamento, comunicação excelente e promoção da cultura nacional.
A deputada Idalina Valente reconheceu que a comunicação social é uma componente muito importante deste evento.
"Portanto, teremos que assegurar que todas as sessões sejam transmitidas directamente para todo mundo. É preciso que estas condições estejam criadas e devidamente afinadas", assinalou Idalina Valente que apelou para a promoção da cultura angolana neste evento.
No encontro participaram os titulares de vários departamentos ministeriais e o governador da província de Luanda, Manuel Homem.
A UIP, considerada como a organização política internacional pioneira, conta com mais de 170 parlamentos nacionais afiliados e 12 Assembleias parlamentares regionais associadas.
Actualmente, a UIP é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas e leva a voz dos parlamentos aos processos de tomada de decisão das Nações Unidas, apresentando regularmente as suas resoluções na Assembleia Geral, realizando declarações, participando em debates e organizando reuniões parlamentares sobre os temas principais da agenda da ONU.
Em reconhecimento a este importante papel, em 2002 as Nações Unidas a outorgaram o status de observador permanente. DC/AL/ADR